sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Inove

Atualmente, tem-se falado muito em criatividade e inovação. São termos comuns às empresas que vivem de idéias e criações, óbvio. O que muita gente não sabe é o quão sofrível é ter esse lampejo/click/eureca ou qualquer coisa que o valha.
No ano passado, participei de um treinamento em que o objetivo central era o de estimular a inovação. Nessa época, quando eu pensava em inovação, imaginava empresas como a Apple, Google, Starbucks... empresas que inovam, que mudam. No entanto, durante esse treinamento, percebi que as idéias não são inatas, mas que são construídas após períodos de reflexão, exercício cerebral e até entediamento. Empresas como as citadas têm em seu DNA a inovação como gene principal, não de maneira simples e fácil, mas, após muitos projetos tentativa e erro, com certeza.
Somos o conjunto de influências que recebemos e nossas idéias também são assim. É possível escrever um livro sem se ler? Impossível. Para cada página lida, faz-se necessária a leitura de outras dez, no mínimo. Muitas vezes, pode-se pensar que uns são mais privilegiados que outros, com relação às idéias, e que é impossível alcançar a genialidade de alguém assim: "escolhido" por Deus. Acredito sim que há pessoas com uma maior pré-disposição à criatividade, no entanto, nada que o esforço e a persistência não possibilitem alguém "não-escolhido" tornar-se gênio da inovação. Por que não? Thomas Edison caracterizou o talento como o resultado de 1% de inspiração e 99% de transpiração. O esforço parece ser a matéria-prima para bons resultados.
Assisti a uma reportagem sobre a criação do logo das Olimpíadas 2016, no Rio. Após vários desenhos, dos mais variados designers/artistas, chegou-se ao resultado final. Eu, particularmente, gostei muito do logotipo. Além da idéia de três pessoas de mãos dadas, dá-se o delineamento do pão-de-açúcar, incrível! Certamente, o responsável pelo desenho recorreu a diversas fontes de inspiração, além do desgaste mental, para chegar ao trabalho final.
Nossa capacidade de inovar parece estar totalmente relacionada ao nosso esforço. Com isso, esforce-se, inove.

Nenhum comentário: