terça-feira, 6 de julho de 2010

Faça sua lista de livros

Li no blog "Livros e Afins" o post "Faça sua lista de livros" em que a idéia é convidar os leitores do blog a construir uma lista de livros seguindo alguns critérios. E como o próprio autor do blog sugeriu crio minha lista seguindo meus critérios.
Segue portanto a minha lista:

1º Livro que mais gostou: Memórias póstumas de Brás Cubas é um livro que à primeira vista foi-me terrivelmente chato mas que depois de algum tempo tornou-se isso: melhor livro já lido, com certeza. Gosto do romance entre o Brás Cubas e a Virgília, não sei por que.
2º Livro mais longo que leu: O mundo de Sofia, eu acho. Confesso que não é um daqueles livros que tenho vontade de reler, mas que de alguma maneira fez-me bem, talvez, pelo conteúdo filosófico, sei lá.
3º Livro que recomenda pra todo mundo: Pode falar Senhor... estou ouvindo é um excelente testemunho que, vira e mexe, recomendo pra galera. Conta a história de Loren e seu sonho de ondas de jovens missionários pelo mundo, muitíssimo bom! #recomendo
4º Livro mais curto que leu: Em 6 passos o que faria Jesus e suas 80 páginas foram o meu primeiro contato com o Paulo Brabo, autor do blog Bacia das Almas. Em poucas palavras o livro deixa um gostinho de quero mais. Com escrita agradável e fora do comum o escritor só tem garantido fãs.
5º Um livro biográfico: Olga conta a trajetória da judia expulsa do Brasil, por Getúlio Vargas, para a Alemanha nazista de Hitler. A história do Brasil nunca foi a minha preferida, mas, através de um estudo aprofundado de Fernando Morais a história é digna de filme.
6º Livro para se ler antes de dormir: Bíblia, leio-a (quase) todos os dias antes de dormir. Acalma-me e renova minhas forças, e isso não é clichê.
7º Uma coleção de livros que recomenda: Ramsés, com certeza. Uma série de 5 livros que devo ter lido em uns 2 meses de tão preso que fiquei à narrativa. Ótimo enredo, personagens esféricos e boa caracterização do ambiente prendem o leitor a esse belo romance.
8º Um livro revolucionário: Uma ortodoxia generosa. Brian Mclaren escreve sobre uma nova maneira de enxergar o cristianismo pós-moderno ante ao mundo. Há críticas e elogios, prefiro ficar no meio como simples observador. Mas que o livro é revolucionário, isso ele é.
9º Livro que leu antes do filme nele baseado: O ensaio sobre a cegueira, com livro escrito por José Saramago e filme dirigido por Fernando Meirelles, é uma obra-prima. Um daqueles poucos filmes em que o filme equipara-se ao livro.
10º Livro que não pode deixar de ser citado numa lista de livros: Ortodoxia, do G.K Chesterton.

Convido os leitores a fazerem suas listas seguindo seus próprios critérios, é bastante legal! Experimente!

2 comentários:

Issabele M. disse...

Boa idéia essa da lista de livros e boa lista de livros por sinal! :D
Realmente, mundo de sofia é bem interessante mas não é do tipo que se tem vontade de reler ;p haHAhaHA
6ª dica, muito boa dica! :D

beijos Rapha :*

Fernando disse...

Akamine, meu querido, se aventure também por Moby Dick, de Herman Melville. Está na lista dos estudiosos de literatura como um dos melhores da humanidade.
Quando tiver tempo, dê uma passada lá no Deus no Gibi para ver as novidades que estão no ar. Tem um texto bacana falando que Chico Bento é o menino segundo o coração de Deus e uma entrevista com o autor da história em quadrinhos Yeshuah, que apresenta um Jesus feio e uma Maria adolescente. Veja lá no www.deusnogibi.com.br
Abraços