segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Restropectiva: livros

O ano de 2009 se vai enquanto as esperanças e expectativas de 2010 vão tomando seus postos. Final de ano é, quase sempre, assim: saudades, agradecimentos e retrospectivas. Creio que até o final de dezembro farei um ou dois balanços sobre o meu ano; aproveitarei esse mini período de festas-férias e complicarei o ócio, deixando-o um pouco menos entediante.
Um dos diferenciais desse ano foi a minha freqüência entre os livros. Até agora li 40 livros, que correspondem a 10016 páginas. Agradecimentos ao meu pai que sempre me incentivou à leitura e ao Pavarini pelo sensacional mob de leitura que estimulou-me a ler, ler e ler.
Confesso que preciso melhorar a qualidade das minhas leituras, afinal, o que é mais importante? A quantidade ou a qualidade? Para o ano que se passa, acabei por adotar a questão da quantidade. Talvez, porque certa vez li algo como: "p/ vc ser um bom leitor, leia de tudo. e ah! compre os livros em promoção, sempre". No entanto, nesse ano, aprendi que o prazer da leitura não está na quantidade de livros que leio, mas na qualidade dos livros. Para 2010 pretendo ser mais seletivo, menos competidor e mais leitor; sem pressa de chegar a lugar algum.
E como o papo é leitura, segue abaixo uma listinha com 10 livros que fizeram 2009 valer a pena:
  1. Ortodoxia - G.K. Chesterton
  2. A Cabana - William P. Young
  3. O livro mais mal-humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  4. Uma Ortodoxia Generosa - Brian McLaren
  5. Como os pinguins me ajudaram a entender Deus - Donald Miller
  6. O mundo é plano: uma Breve História do Século XXI - Thomas L. Friedman
  7. A Sabedoria da Ternura - Breannan Manning
  8. Olga -Fernando Morais
  9. Startup - Jessica Livingston
  10. Em 6 passos o que faria Jesus - Paulo Brabo
(qualquer um dos livros apresentados têm garantia de qualidade @doakamine.)
"Livros e solidão: eis o meu elemento." - Benjamin Franklin

Nenhum comentário: