quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia internacional do livro

Comemorado desde 1996 por decisão da UNESCO, a 23 de abril, o dia Internacional do Livro tem como intuito, simbolicamente, reconhecer a importância da leitura e, de alguma forma, aproximar o livro do leitor.
Não me lembro bem quando foi que aderi à paixão por livros; sei, entretanto, que o grande incentivador foi o meu pai. Lembro-me que desde muito pequeno ele queria duas coisas de nós, filhos, que jogássemos xadrez e que lêssemos. De duas, pelo menos uma rendeu-lhe frutos. O primeiro livro com o qual me dei conta do prazer da leitura foi o "Assassinato no expresso do Oriente" da Agatha Chrstie, com um toque de mistério e aventura, acompanhei Hercules Poirot em suas investigações e surpreendi-me com o gran finale dado pela inglesa romancista. Na adolescência, deixei os livros um pouco de lado. Lia uma coisa ou outra regularmente, mas nada muito empolgante. Foi então que devido a não sei o quê, provavelmente a algum incentivo do meu pai, que comecei a caminhar mais firmemente entre os livros. Confesso não ter lido nenhum livro de colégio, deparei-me, entretanto, com autores como John Grisham e Dan Brown que no meu entender tinham escritas muito mais atrativas e empolgantes. E gerado o vício, não parei mais. Devido às aulas de cursinho com o professor Bucci aprendi a ler com outros olhos. O cara manjava muito e acabava passando sua paixão literária para os alunos. Ele sempre dizia: "o importante não é a história, mas a forma com que a história é contada". Aprendi a gostar de Machado, Rosa, Drummond, Bandeira, Clarice, Pessoa e aqueles livros de colégio que de alguma forma me assustavam. Com algum tempo deparei-me também com bons autores cristãos, tais como: Philip Yancey, Donald Miller, Ricardo Gondim, Rubem Alves, C.S Lewis, G.K Cherteston, Brennan Manning.
A caminhada é lenta. A construção do conhecimento seria praticamente impossível sem esse objeto mágico, o livro. Afinal, o nosso manual de vida não é também um livro?
Dentre as dicas do dia fica o blog Livros só mudam pessoas, com diversas matérias relacionadas aos livros e, também, o Submarino com uma super promoção!
Boa leitura aí.

Nenhum comentário: