quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mídias Sociais


A bola da vez são "As Mídias Sociais". Há pouco tempo, a internet tornou-se via de mãos duplas, onde o usuário é muito mais do que simples consumidor. Foi-se o tempo em que éramos apenas receptores de mensagens pré-pensadas com o intuito de nos nortearem segundo a concepção de alguns poucos. Hoje, a internet é a democratização da informação. Podemos reclamar dos políticos e fazê-los ouvir tudo aquilo que nos estava engasgado. Podemos elogiar aquela empresa que nos prestou um serviço muito bem feito, como também disseminar que a experiência de compra/venda com aquela outra empresa é péssima e pouco recomendável. Podemos interagir com artistas, cantores e escritores, e também, podemos perceber que eles são muito mais gente do que pensamos, eles erram como nós, humanos. Sim nós podemos!
Semana passada, tive o privilégio de participar das várias palestras do #WSMS. Entre os palestrantes estavam: @betoaloureiro, @interney e @marcelotas. Confesso que fiquei impressionadíssimo ao vislumbrar a revolução em que estamos vivendo, afinal, ela está acontecendo hoje, agora. Haja vista a rapidez da informação (ainda que nem tudo que caia na internet seja, de fato, verdade), a comunicação mais eficiente (Tas diz: "a comunicação nos aproxima cada vez mais, daqui a pouco estaremos frente a frente conversando, ainda que distantes geograficamente.") e a democratização do saber (sim, refiro-me ao Google).
Em sua palestra, Marcelo Tas foi genial, não é a toa que ele é considerado o ícone brasileiro quando o assunto é mídias sociais, vestido de forma simples: blazer, jeans e all-star, arrebatou a atenção de seus interlocutores com inteligência e maestria. Quando perguntado sobre a relação entre as mídias sociais e a política no Brasil, relatou ao público presente o quanto a troca de informações tem contribuído para um pensar mais aprofundado sobre o atual panorama político brasileiro, não que algumas manifestações como o #forasarney sejam referências de mudanças, mas deve-se atentar ao fato dos jovens e adolescentes estarem muito mais por dentro da política hoje do que em anos anteriores, graças aos adventos da internet. Ao concluir, Marcelo Tas relatou sua esperança de que as eleições de 2010 serão "diferentes", mostrando um Brasil mais interessado com seu presente e empenhado sobre o seu futuro (sem analogias ao passado, como o nosso eterno-falho "Brasil, país do futuro").
As Mídias Sociais são, de fato, o nosso mais recente presente e, provavelmente, o nosso futuro. Resta-nos exercer da melhor maneira possível o poder que nos é cabido como usuários e consumidores eternamente insatisfeitos. Assim, quem sabe, alguma coisa muda em algum lugar. Quem dá a bola somos nós, estamos ali na crista do tsunami social.

Um comentário:

AnitaOnline disse...

Adoramos o post!
Também participamos do #wsms e usamos as mídias sociais exatamente para nos aproximar ainda mais dos nossos clientes-amigos.
São estes canais que nos permitem uma comunicação direta, podemos ouvir e falar com mais clareza.
Abraços!