domingo, 31 de maio de 2009

Capítulo 2 - Grandes esperanças

Acordei umas 7:00. Estava um pouco ansioso. Da última vez que eu participara da seleção de estágio, as coisas não saíram conforme o esperado. Vesti uma camisa branca, jeans e um tênis com cara de sapato. A rua já estava movimentada e uma brisa matutina rolava pelo ar. O sol já reinava, em meio a um céu límpido e azul. Típica manhã, bela manhã. Não fosse pelo frio-na-barriga, eu pararia e admiraria as obras do Criador. Ainda que meu foco estivesse na entrevista, recordei-me do telefonema do dia anterior e de como a expectativa sobre uma possível contratação se fazia crescente.
Há algum tempo parei de sonhar. Minhas expectativas sobre o futuro, por um certo tempo, não foram correspondidas da forma esperada, o que gerou, em algum lugar de mim, um pessimismo crônico. Talvez, devido a grandes decepções, optei por ser um negativista, alguém que estava ali, sempre, esperando o pior. Isso não é um negócio legal, pelo contrário, é chato. Minha vida com Deus foi afetada e, por vezes, deixei de ver Deus como esperança, mas como alguém que não compreendia os meus sonhos e os meus sentimentos, meu carrasco. Afinal, se Ele se importasse, as coisas, talvez, teriam tomado rumos diferentes; segundo o meu ponto de vista, é claro.
Fiz um parênteses somente para situar o leitor a respeito das minhas expectativas; sobre como que, ainda que pessimista, a gente leva ali no âmago um pequena reserva de esperança. Ninguém é pessimista o suficiente para não esperar algo melhor no futuro. Dizem as más línguas que essa categoria de pessoas é chamada de "classe média". Enfim, deixemos as reminiscências introspectivas de lado e voltemos à narrativa.
Cheguei ao saguão principal do prédio da FIEMS, onde alguns poucos candidatos se acomodavam nas poltronas disponíveis. Lembrei-me que da última vez que fizera a seletiva, o número de candidatos/vaga era maior, o que me deu um ânimo a mais. Sentei-me. Puxei o "Mundo é plano" para que a tensão pudesse se esvair na leitura. No entanto, pensei que essa atitude de ler antes de uma entrevista pudesse soar como arrogância. Então, optei por abortar a tentativa de distração e tentar me concentrar nos possíveis testes seletivos. Às 8:30 em ponto, a pessoa responsável pela seleção pediu para que os candidatos a seguissem até uma outra sala. A psicóloga era a mesma que havia me reprovado na vez anterior, no entanto, pensei: "talvez, dessa vez, ela me aprove". Acomodei-me numa das cadeiras enquanto ouvia a algumas instruções referentes ao estágio. Descobri que havia duas vagas de estágio para rapazes e apenas uma vaga para as moças. O que me animou, já que, somente, cinco homens participavam da seleção.
O clima era leve, apesar da tensão. Havia ali vários tipos de candidatos. Uma mulher com seus 38 anos disputava a vaga de estagiária com uma garota de cabelos longos, enquanto um rapaz meio desinteressado, um tanto sonolento, se escorava na parede fria-creme. Contrastes de uma estranha seleção. A psicóloga se pôs a trabalhar e iniciou uma maratona de testes. Devo ter escrito umas 3 redações, participado de umas 2 dinâmicas em grupos e feito uns 4 testes. Bastante coisa para duas horas. Saí do teste com a consciência leve, sabendo que o melhor havia sido feito.
Voltei para casa, descansei o resto da tarde e tirei um cochilo. Acordei com o telefone tocando. Atendi.
- Gostaria de falar com o Raphael Akamine.
- Pois não.
- Então, gostaria de convocá-lo para a segunda fase da nossa seleção aqui na FIEMS. Ela será na segunda-feira às 13:20. Tudo bem para você?
- Tudo sim. Estarei lá, obrigado. - falei com tom de alegria e surpresa.
Grandes esperanças. Plágio-Dickens. Tudo ficaria para a semana que vem, em dia de sexta-feira, poucas coisas se resolvem.

Um comentário:

Marcella =) disse...

hey boy ;] que feliz por você. Vai dar tudo certo.
Esse seu papo de desesperançoso, de pensar negativo, putz, às vezes (quae sempre) eu tô assim :( mas sei lá, não deveria, se Deus tá nmo controle de tudo, tudo vai dar certo de qualquer jeito, certo? =] enfim, vi8vendo e aprendendo e agradecendo a Deus por cada coisa, cada minuto, cada livramento, cada tudo, enfim.
beijosBrasil ;*